sábado, 6 de novembro de 2010

A cara do Brasil

Em 1872, dom Pedro II separou recursos para fazer o primeiro censo oficial do Brasil. De lá até hoje, esta instituição consolidou-se e tornou-se a mais importante dentro do governo. É ela que nos dá todas as informações sócio-econômicos do país. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é hoje o espelho do Brasil do passado e do futuro.

Em 2010 foi realizado o mais moderno censo feito pelo IBGE desde sua fundação. Com mais de 1,4 bilhões de reais investidos em tecnologia e em todo o processo de levantamento de dados, o instituto mostrou um Brasil de cara nova, com uma população mais adulta e com uma vida mais longa. Somos hoje mais de 190 milhões de brasileiros, mais saudáveis, ricos, com menos filhos, menos analfabetos e menor mortalidade infantil.

O IBGE passou por grandes transformações desde sua criação. Hoje ele é um órgão moderno, prático, que obtém informações confiáveis e seguras em todos os 1.546 municípios brasileiros. É ele que quantifica e qualifica os avanços, eventuais retrocessos e as mudanças estruturais pela qual passa o país. As informações dessa pesquisa domiciliar, feita a cada 10 anos, dão aos poderes Executivo e Legislativo dados essenciais para definir as políticas públicas para a próxima década, além de nos informar sobre taxa de fecundidade, expectativa de vida, taxa de mortalidade, desemprego, entre outros.

Com esse grande avanço que o Brasil passou nas últimas décadas, devemos agradecer e bater palmas para o IBGE, que simplesmente ficou por dentro de tudo, literalmente, e mostrou a nós e ao mundo a cara do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário